Muitos devem se perguntar: Existem Refugiados no Brasil?
A resposta é SIM e muitos…basta acessar o site da ACNUR Brasil (Agência da ONU para Refugiados) que você terá acesso as informações. Lá você também vai entender um pouco mais sobre o trabalho de proteção e apoio aos refugiados no Brasil.
Segundo dados divulgados pelo CONARE no relatório “Refúgio em Números”, o Brasil reconheceu, até o final de 2016, um total de 9.552 refugiados de 82 nacionalidades, sendo a maioria Sírios (3.772), seguindos por refugiados do Congo, Paquistão, Palestina e Angola.
Posso provar que isso é verdade andando pela ruas de São Paulo. Recentemente, fui ao Detran próximo a estação Armenia do metrô e me deparei com um Sírio muito simpático e carismático que trabalhava na região como ambulante. Infelizmente, depois de muito conversarmos sobre a Síria e a Missão Zahlé, não consegui lembrar de seu nome…mas com certeza deve ser Mahmoud, Said ou Mouhamed.
De onde vem os refugiados?
Exitem 22,5 milhões de refugiados pelo mundo e 5,5 milhões deles são sírios que foram forçados a fugir do seu país. Eles constituem o maior grupo de refugiados do mundo, seguidos de refugiadados do Afeganistão e Sudão do Sul . O país que mais abriga refugiados é a Turquia, cerca de 3 milhões até o final de 2016.
Você sabia que 28.300 pessoas são diariamente forçardas a deixar sua casa devido a conflitos ou perserguições. Pois é….esse dado é real!
Foto: UNRWA/Rami Al Sayyed
Fonte: http://www.acnur.org/portugues/