Hoje foi record…175 atendimentos médicos e quase 50 odontológicos. Confesso que o cansaço começou a bater, mas permanecemos firmes e fortes em nossa missão.
Recebemos diariamente muita gente sofrida, triste e doente…isso nos cansa muito emocionalmente. É claro que o desgaste físico conta bastante, por exemplo, Marina, Fernanda e parte dos dentistas ficam de pé 100% do tempo. Nosso almoço dura cerca de 30 minutos e tivemos dias que nem pausa para o café foi possível. A tradução do árabe também cansa bastante a mente.
Na parte da manhã veio um rapaz que, primeiramente, passou com a Marieli e se queixou de algumas dores no corpo mas estava com vergonha de mostrar o local para uma mulher. Então, encaminhamos o caso para o Roque que observou alguns hematomas na coxa do paciente. Ele nos relatou que recentemente havia sido capturado por um grupo de extremistas e havia sido espancado.
Mais tarde apareceu uma jovem grávida apresentando um quadro de grave infecção. Encaminhamos o caso para o hospital da ONU que recusou o atendimento por falta capacidade. Então, decidimos pagar sua internação em um hospital libanês para a realização de exames mais detalhados. Para nossa surpresa, ela arrancou o acesso das medicações e fugiu, abandonando o leito do hospital…não sabemos o motivo mas, provavelmente, achou que pagaria por tudo aquilo e não entendeu o que estávamos fazendo. Pena…ficamos preocupados com ela.
Bom, ainda falta falar de mais 2 médicos. Começo com a Dra Stephany, caçula do grupo, residente de clínica médica que decidiu encarar essa missão conosco. Quando não está com sono (desculpe a piada interna!), nos ajuda com as mulheres que necessitam de consultas mais íntimas…preparamos um consultório todo reservado, com cortina de banheiro e tudo, para que os pacientes fiquem mais a vontade.
Dra Lorraine, carioca com outras missões no currículo, veio reforçar nosso time na área da cardiologia. “Baixinha mas decidida” como diz a nossa farmacêutica aqui em Zahle, ela nos ajudou muito na padronização dos medicamentos e também nos direcionamentos de pacientes com problema de pressão alta e alguns casos de infarte recente.
Depois desta semana intensa de trabalho, teremos o final de semana de descanso e voltaremos renovados na segunda, onde faremos o atendimento no centro comunitário ao lado do campo de refugiados…um pouco mais desafiador.
Excelente seu blog grande guerreiro Luciano, sua descrição me faz sentir como se estivesse ai.
Obrigado pelo seu trabalho junto a farmacia, junto a triagem…junto toda a logística , junto ao blog que nao aparece nessas linhas……
Sem duvida o senhor e um guerreiro que trabalha no silencio.
Continue firme…nao desanime …..precisamos de voce, pra que novas historias apareçam.
Grande abraço
seu amigo
Roque
Beiruuuhhttttt
CurtirCurtido por 1 pessoa
Luciano, não se pode deixar de agradecer e elogiar o seu trabalho. Acredito que muitos, como eu, esperam , ansiosamente , pelos posts neste blog. Penso que , ao invés de ir dormir, você fica escrevendo, relatando o dia a dia , os acontecimentos que mexem muito com a sua emoção e a de quem lê. Fico encantada com os olhares das crianças. Imagino que o maior cansaço seja emocional porque não é algo fácil, apesar dos abraços carinhosos como o da Sra. Fatema. Diante disso, te dou meus parabéns. A você e a todos porque é bastante trabalho e , de fato, cansa. Mas siga adiante, meu filho. O Senhor é contigo aonde quer que vá.
Love u.
Alice
CurtirCurtido por 1 pessoa
Obrigada Luciano, por nos conectar com vocês! E através deste diário podermos saber e sentir um pouco daquilo do que vocês tem visto e vivido nesses dias. Quantas maravilhas Deus está fazendo através de suas vidas e mais ainda na vida de vocês, que aceitaram esse desafio com muito amor. Deus abençoe!
CurtirCurtido por 1 pessoa